DISCIPLINAS ISOLADAS

Mapa de oferta de disciplinas isoladas 2017-1

#RESULTADO


Protocolo de requerimento de inscrição em disciplinas isoladas - 1º semestre de 2017

Público-alvo: graduados não pertencentes ao corpo discente da UFMG.

Data da inscrição: 13/03/2017

Divulgação do resultado: 14/03/2017

Matrícula: 15/03 a 17/03/2017 - condicionada ao pagamento e apresentação da GRU.

Data para entrega do comprovante de pagamento da GRU: até às 12h do dia 17/03/2017

Procedimentos para inscrição:

1. Preencher a ficha de Requerimento de Matrícula em Atividade Isolada disponível no menu “Formulários” do site do PPGEQ (também disponível no site do DRCA: https://www2.ufmg.br/drca/drca/Home/Pos-Graduacao/Disciplina-Isolada/Requerimento-de-Matricula-em-Disciplina-Isolada).

Obs.: Pode incluir mais de uma disciplina no mesmo formulário (verificar a oferta de disciplinas para isolada no link em destaque acima).

2. Entregar na Secretaria do PPGEQ, localizada na sala 5211, Bloco 2, da Escola de Engenharia da UFMG (Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha), no horário de 9h-11h e 13h30-15h os seguintes documentos:

- Requerimento de Matrícula em Atividade Isolada preenchido e assinado (não serão disponibilizados requerimento e/ou computador para preenchimento na Secretaria do PPGEQ);

- Cópia da identidade e do CPF;

- Cópia do passaporte com visto temporário de estudante ou permanente válido, se estrangeiro;

- Cópia do histórico escolar da graduação (e da especialização e do mestrado, se houver);

-Cópia frente e verso do diploma de graduação (e da especialização e do mestrado, se houver) ou declaração de conclusão de curso;

- Currículo Lattes/CNPq (http://lattes.cnpq.br).


Observações:

1. Os servidores ativos e inativos da UFMG (professores e funcionários técnico-administrativos do quadro permanente) devem apresentar também a cópia do último contracheque e, no caso de servidores em atividade, a autorização da chefia imediata.

2: Não será aceita documentação incompleta.

Informações para matrícula:

O requerente que obtiver deferimento receberá somente 01 (um) número de matrícula e pagará apenas uma taxa, para qualquer número de disciplinas, não importando se se trata de disciplinas de níveis diferentes (graduação e pós-graduação). O pagamento deverá ser feito no Banco do Brasil, das seguintes formas: depósito direto na Conta Única do Tesouro Nacional, informando conta 170500-8, agência 4201-3, código identificador 1530621522928832-2 e CPF do depositante, ou depósito através da guia única de recolhimento impressa com código de barras. O valor da taxa é de 195,00 (cento e noventa e cinco reais).

Procedimentos:

1) Gerar Guia de Recolhimento da União (GRU) pela internet, no endereço: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/gru

2) Clicar em IMPRESSÃO DE GRU

3) Preencher o formulário informando os seguintes dados:

Unidade Gestora: 153062
Selecionar Gestão: 15229 - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Selecionar o Código de Recolhimento: 28832-2 - SERVIÇOS EDUCACIONAIS
Clicar em Avançar

4) Após Avançar, preencha o formulário com os seguintes dados:

Número de Referência: digitar o número do CPF de quem cursará a disciplina isolada
Competência: semestre / ano de oferta da disciplina
Vencimento: data para efetuar o pagamento
CPF/CNPJ do responsável pelo pagamento
Nome do Contribuinte/Recolhedor informar o nome do contribuinte ou recolhedor
Valor Principal: valor da taxa de disciplina isolada R$ 195,00
Valor Total: repetir o valor da taxa de disciplina isolada R$ 195,00
Clicar em EMITIR GRU

BRANQUITO

Após o pagamento, o candidato com requerimento deferido deverá entregar o comprovante na Secretaria do PPGEQ ou enviar escaneado para o e-mail pos-grad@deq.ufmg.br até às 12h do dia 17/03/2017. Caso não efetive o pagamento, sua matrícula não será realizada.

Os servidores ativos e inativos da UFMG (professores e funcionários técnico-administrativos do quadro permanente) que apresentaram, no momento da inscrição, a cópia do último contracheque e, no caso de servidores em atividade, cópia do último contracheque e a autorização da chefia imediata, terão direito à isenção da taxa única.


Candidato estrangeiro:

Se o candidato aprovado for estrangeiro, o registro deverá ser feito no DRCA (antes do pagamento da taxa única e após o deferimento do requerimento), apresentando os seguintes documentos:

- Autorização de registro (parecer de deferimento dado no formulário de requerimento de matrícula em disciplina isolada);

- Cópia e original do passaporte (página de identificação);

- Cópia do Visto (se vencido, apresentar o protocolo de prorrogação);

- Documento que comprove a filiação;

- RNE (na falta de passaporte e visto);

- CPF;

- Comprovante de endereço no Brasil;

- Comprovante de graduação.

No DRCA, o aluno deverá dirigir-se ao guichê correspondente ao nível da disciplina deferida (graduação ou pós-graduação) para conferência da documentação e registro, que só será efetuado na presença do interessado.

Após receber seu número de registro, o aluno estrangeiro receberá a GRU para pagamento da taxa única e será reencaminhado à Secretaria do PPGEQ para efetivar sua matrícula.


CERTIFICADO

O certificado de conclusão da disciplina poderá ser solicitado à Secretaria do PPGEQ, após o encerramento do período letivo e lançamento das notas pelo professor.