Elasticidade e Viscoelasticidade de Polímeros

Nível: Mestrado, Doutorado

Carga Horária Teórica: 45h

Ementa

Configuração de Polímeros. Elasticidade da Borracha. Elastômeros. Redes Poliméricas. Viscoelasticidade. Transições e Relaxação em Polímeros.

Bibliografia Recomendada:

Livros

• Mark, J.E., Eisenberg, A., Graessley, W.W., Mandelkern, L., Samulski, E.T., Koenig, J.L., Wignall, G.D., Physical Properties of Polymers, 2nd ed., ACS Professional Reference Book, Washington, 1993.
  • Erman, B. e Mark, J.E., Structures and Properties of Rubberlike Networks, Oxford University Press, New York, 1997.
  • Mark, J.E e Erman, B., Rubberlike Elasticity a Molecular Primer, John Wiley & Sons, 1988.
  • Aklonis, J.J. e MacKnight, W.J., Introduction to Polymer Viscoelasticity, 3rd ed., John Wiley & Sons, 1980.
  • Ferry, J.D., Viscoelastic Properties of Polymers, John Wiley & Sons, 1988.
  • Flory, P.J., Principles of Polymer Chemistry, Cornell University Press, Ithaca, 1953.
  • Tager, A., Physical Chemistry of Polymers, Mir Publishers, Moscow, 1978.
  • Hill, T. L., An Introduction to Statistical Thermodynamics, Addison-Wesley, London, 1960.
  • De Gennes, P.-G., Scaling Concepts in Polymer Physics, Cornell University Press, Ithaca, 1979.

Revistas Técnicas

• Polymer