Métodos Matemáticos Aplicados à Engenharia Química I

Nível: Mestrado, Doutorado

Carga Horária Teórica: 45h

Ementa

Álgebra Não Linear: Solução de Equações e Sistemas de Equações Não Lineares. Álgebra Linear: Solução de Sistemas de Equações Lineares. Equações Diferenciais Ordinárias: Problemas de Valor Inicial; Problemas de Valores de Contorno. Equações Diferenciais Parciais: Métodos analíticos; Método de Diferenças Finitas. Soluções de Problemas Específicos ligados aos Fundamentos da Engenharia Química e aos Processos Químicos (projetos).

Bibliografia Recomendada:

Livros

• Churchill, R.V. and Brown, J.W., Fourier Serices and Boundary Value Problems, 4th ed., McGraw Hill, New York, 1987.
  • Davis, M.E. Numerical Methods and Modeling for Chemical Engineers, John Wiley & Sons, New York, 1984.
  • Mathews, J.H., Numerical Methods for Mathematics, Science, and Engineering, 2nd Edn., Prentice-Hall International, Inc., London, UK, 1992.
  • Pinto, J.C. e Lage, P.L.C., Métodos Numéricos em Problemas de Engenharia Química, Série Escola Piloto em Engenharia Química - COPPE/UFRJ, Editora E-Papers, Rio de Janeiro, 2001.
  • Rice, R.G. and Do, D.D., Applied Mathematics and Modeling for Chemical Engineers, John Wiley & Sons, Inc., New York, USA, 1995.
  • Riggs, J.B., An Introduction to Numerical Methods for Chemical Engineers, 2nd Edn., Texas Tech University Press, Texas, USA, 1994.
  • Smith, G.D., Numerical Solution of Partial Differential Equations: Finite Difference Methods, 3rd Edn., Oxford University Press, Oxford, 1985.

Revistas Técnicas

• Computers & Chemical Engineering