Linhas de pesquisa

A atividade de pesquisa dos docentes do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ) é desenvolvida em torno de duas linhas de pesquisa: Engenharia de sistemas em processos e Tecnologias limpas, materiais e nanotecnologia. Elas estão detalhadas abaixo.


  • Engenharia de sistemas em processos:

Envolve a síntese e a análise de processos e produtos característicos de Engenharia Química. Baseada em conhecimentos de matemática, computação e estatística, compreende o desenvolvimento de modelos fenomenológicos, experimentais e históricos, com os objetivos de modelagem, simulação, controle, otimização, inferência e monitoramento de sistemas químicos e bioquímicos em geral. Busca-se, ao final, alcançar uma operação mais eficiente em relação aos aspectos de segurança operacional, produção limpa, produtividade e consumo de água e energia.


DOCENTES

TEMAS PESQUISADOS

Andréa Oliveira Souza da Costa Modelagem empírica e fenomenológica de Processos. Análise exergética de processos. Termodinâmica.
Éder Domingos de Oliveira

Análise de Sistemas e Processos Químicos: aplicações de termodinâmica, análise e cinética química, métodos de otimização e modelagem matemática na simulação de processos e caracterização de sistemas químicos.

Esly Ferreira da Costa JúniorModelagem de Processos. Estimação de Parâmetros. Métodos Matemáticos e Numéricos. Otimização.
Gustavo Matheus de AlmeidaMonitoramento de processos, Detecção e diagnóstico de falhas, Quimiometria, Estatística aplicada, Análise de dados, Visualização de dados, Estatística multivariada, Inteligência computacional, Processamento de sinais.
Sonia Denise Ferreira RochaProcessos de separação em processos minerais aquosos e processos ambientais, incluindo operações de lixiviação, cristalização, adsorção e eletrocoagulação.
Desenvolvimento de processos visando maiores eficiências ambientais, principalmente reuso de água na indústria, no contexto da economia circular e descarte zero de líquidos.
Viviane Santos BirchalDesenvolvimento e Otimização de Processos, aproveitamento de Resíduos, Processos de Separação e Concentração, secagem, secagem em spray, processamento mineral.


  • Tecnologias limpas, materiais e nanotecnologia:

Os trabalhos desenvolvidos nesta linha de pesquisa envolvem rotinas experimentais de desenvolvimento de novos materiais incluindo nanocompósitos, nanofluidos e materiais nano-estruturados para aplicações industriais, bem como revestimentos de diversos tipos. A linha contempla também o desenvolvimento de tecnologias limpas de geração de energia como as células combustíveis de óxido sólido. Além disso, são desenvolvidos processos que permitem o uso racional e mais sustentável dos recursos naturais, tais como reaproveitamento de resíduos, separação através de membranas, imobilização de enzimas e adsorção, para aplicação nos diversos setores da indústria. As caracterizações são realizadas considerando as propriedades físicas, químicas e eletroquímicas, mecânicas e de transporte, bem como as atividades biológicas, dependendo da aplicação desejada.


DOCENTES

TEMAS PESQUISADOS

Adriano Aguiar MendesImobilização, Enzimas, Resíduos agroindustriais, Técnicas de caracterização, Óleos e gorduras, ésteres, indústria alimentícia, cosméticos.
Arilza de Oliveira Porto

Materiais Bidimensionais. Nanomateriais. Supercapacitores. Materiais porosos. Adsorção de CO2. Remoção de Contaminantes de efluentes. Adsorção e Fotocatálise.

Glaura Goulart SilvaMateriais avançados. Nanotecnologia. Materiais para o setor de energia. Nanocompósitos e nanofluidos. Compósitos poliméricos. Pesquisa e desenvolvimento.
Kátia Cecília de Souza FigueiredoAdsorção, biocombustíveis, dessalinização, gás natural, integração de processos, nanomateriais, processos de separação por membranas, separação e purificação de biomoléculas.
Manuel Noel Paul Georges HoumardMateriais nano-estruturados, Síntese sol-gel, Materiais porosos, Recobrimentos Finos, Captura de polluentes e vapor d´água, Foto-atividade e molhabilidade, Sistema TiO2-SiO2, Materiais compósitos, Adsorventes, Materiais de construção avançados.
Rosa Maria Rabelo JunqueiraAnodização, coloração de aços inoxidáveis, ligas de titânio, corrosão, comportamento eletroquímico, funcionalização de superfícies, hidrofobicidade, oleofobicidade, superfícies anti-finger prints, desempenho de superfícies revestidas.
Tulio MatencioPropriedades eletroquímicas de materiais, Energia renovável, Pilhas a Combustível, Biossensores.
Vanessa de Freitas Cunha LinsDesenvolvimento de novos materiais, incluindo nanocompósitos para aplicações industriais, avaliação das propriedades físicas, químicas e eletroquímicas e mecânicas de materiais, técnicas de engenharia de superfície como anodização, revestimentos poliméricos, metálicos e inorgânicos.