O Que é Engenharia Química?

Na Inglaterra do século XIX ocorreu o surgimento e o rápido crescimento da indústria química, com profissionais químicos e engenheiros mecânicos se ocupando da operação e controle das plantas industriais. A consequência natural foi o surgimento de um novo profissional, o engenheiro químico, e de uma nova modalidade, a engenharia química. Referências citam a formação estruturada da Engenharia Química como sendo atribuída a Lewis Norton, em 1888, profissional do “Massachusssets Institute of Technology”.

A engenharia química é uma modalidade da engenharia que integra conhecimentos das áreas da matemática, química, física e biologia com o objetivo de conceber, projetar, fazer construir, e operar equipamentos em plantas químicas e afins. A finalidade é a produção de produtos, em escala econômica e de forma ambientalmente correta, por processos controlados de transformação de matérias em sua composição, estado físico e/ou conteúdo energético.

Com o domínio do conhecimento dos processos físicos e químicos de separação, associados aos princípios da termodinâmica, fluidodinâmica, transferência de calor e transferência de massa, as plantas químicas passaram a ter os equipamentos de separação projetados e controlados com maior grau de precisão. Adicionalmente, com o maior conhecimento em cinética química, catálise e reatores, surgem, a cada dia, novos processos e plantas industriais para a obtenção de novos produtos.

A partir da década de 80, o rápido crescimento da área de informática, hardware e software, propiciou o desenvolvimento e a incorporação de softwares simuladores e controladores de processos químicos, tanto nos cursos de formação dos novos profissionais engenheiros químicos, bem como no dia a dia desses quando de sua atuação em empresas de médio a alto porte.



Missão

Desenvolver a ciência e a tecnologia em engenharia química e áreas conexas através da formação de profissionais, em nível de graduação e pós-graduação, com sólida base teórica, críticos e éticos e que possam ter uma ação profissional transformadora, e através da produção de conhecimento científico, da inovação tecnológica, da formulação de políticas públicas e da implementação de ações de caráter social.


Oportunidades

A Escola de Engenharia dispõe uma Central de Oportunidades que implementa as determinações da Lei de Diretrizes e Base (LDB) que prevê a complementação da formação acadêmica na interação empresa-escola. Desempenha atividades ligada à I Integração empresa – escola, Captando, analisando e divulgando vagas de estágios e empregos aos alunos e ex-alunos da UFMG e atuando na Formalização de estágios.


Maiores Informações:

http://centraloportunidades.eng.ufmg.br


• Iniciação Científica
• Mestrado
• Doutorado
• Programas de Monitoria de graduação
• Programas de Intercâmbio
• Estágios