Instrumentação e Engenharia de Controle de Processos

Carga Horária Total: 60h

Créditos: 04

Introdução

A instrumentação e controle de processos é uma área importante para complementar a formação do engenheiro químico. A operação de indústrias químicas, dos mais variados segmentos: petroquímica, cimenteira, siderurgia, celulose, entre outras, é praticamente impossível sem o uso de um sistema baseado em computador, de modo a atender aspectos de segurança, rentabilidade, eficiência operacional, qualidade do produto, e legislação ambiental. O curso tem o objetivo de fornecer, ao aluno, conceitos fundamentais de instrumentação e de controle de processos, de modo a capacitá-lo a analisar e interpretar situações afins em indústrias químicas; ou, em outras palavras, que o aluno desenvolva trabalhos de aplicações industriais, avaliando sistemas de controle em reatores químicos, colunas de destilação, e diversas outras operações unitárias estudadas no curso de Engenharia Química.

Conteúdo Programático e Cronograma

1. Introdução à necessidade de controle de processos: exemplo introdutório. Exemplos de aplicações em processos químicos. Instrumentos em controle de processos. Tipos de medidores: vazão, nível, temperatura, pressão, composição. Tipos de controladores.
  2. Modelos dinâmicos.
  3. Transformada de Laplace.
  4. Funções de transferência. Conversão de modelo dinâmico, no domínio do tempo, para modelo de função de transferência. Linearização de modelos.
  5. Comportamento dinâmico de diversos sistemas: de primeira ordem, de segunda ordem, integrativos.
  6. Comportamento dinâmico de sistemas mais complexos: de ordem maior, com tempo morto, com resposta inversa.
  7. Diagrama de blocos de sistema em malha fechada. Estabilidade de sistemas de controle.
  8. Controlador PID. Respostas típicas de processos em malha fechada com controlador PID.
  9. Projeto e ajuste de controlador PID.
  10. Análise de malha fechada em domínio de frequência.
  11. Ajuste de PID a partir de técnicas de domínio de frequência.
  12. Outros tipos de configuração de controle: feedforward, controle de razão, controle em cascata.

Ementa

Conceitos de controle de processos. Instrumentação. Análise de resposta transitória de sistemas. Sistemas lineares em malha aberta e fechada. Estabilidade de sistemas. Projeto e ajuste de controlador PID. Outros tipos de configurações de controle.

Critérios de Avaliação

• 02 provas (60 pontos)
  • 02 listas de exercícios (10 pontos)
  • 01 trabalho (15 pontos)
  • 01 seminário (15 pontos)

Metodologia de Ensino

Aulas expositivas intercaladas com aulas práticas, em laboratório de informática, utilizando os softwares, Excel e MatLab, com o objetivo de auxiliar o aluno a aplicar e compreender a teoria. Apresentação de seminário (por exemplo, sobre medidores em geral: vazão, nível, temperatura, pressão, e medidas analíticas).

Bibliografia Recomendada

Livro Texto.

• Seborg, D.E, Edgar, T.F., Mellichamp, D.A. (2004). Process dynamics and control. 2 edição, John Wiley & Sons, Inc., 713p.

Livros de Apoio.

• Luyben, W.L. (1990). Process modeling, simulation and control for chemical engineers. 2ª edição, McGraw-Hill, 725p.
  • Stephanopoulos, G. (1984). Chemical process control: An introduction to theory and practice. Prentice-Hall, 696p.

Textos Complementares.

• Anderson, N.A (1998). Instrumention for Process Measurement and Control. 3a edição, CRC Press, 498p.
  • Dutton, K., Thompson, S., Barraclough, B. (1997). The art of control engineering. Addison-Wesley, 813p.
  • Ogata, K. (2003). Engenharia de controle moderno. 4a edição, Prentice-Hall, 800p.